quinta-feira, 6 de Dezembro de 2012

Medicamentos para Pombos Correios






O pombo-correio é uma variedade domesticada do pombo-comum ou pombo-das-rochas (Columba livia). Foi escolhido porque, como todo pombo retorna geralmente a seu próprio ninho e a sua própria mãe, era relativamente fácil produzir seletivamente os pássaros que encontravam repetidamente o caminho de volta em longas distâncias.


Os pombos-correios foram usados para carregar mensagens escritas em papel claro fino (tal como o papel de cigarro) em um tubo pequeno unido a um pé; por isso o nome de pombo-correio.

Atualmente os pombos são utilizados para fins desportivos (columbódromos e campeonatos), concursos e exposições.


LISTA DE DOENÇAS

INFECCIOSAS

BACTERIANAS
(bactéria)

SALMONELOSIS OU PARATIFOSIS
PASTEURELOSIS OU CÓLERA
CORIZA
ORNITOSIS
MICOPLASMOSIS
VIRÓSICAS 
(vírus) NEW CASTLE OU PARAMIXOVIRUS
ADENOVIRUS
HERPES VIRUS
DIFTERO - VIRUELA
MICÓTICAS 
(fungos) ASPERGILOSIS
PARASITARIAS

INTERNOS COCCIDIOSIS
ASCARIDIOSIS
CAPILARIOSIS
TENIASIS 
PROTOZOARIOS PLASMODIOSIS OU MALARIA
HAEMOPROTEOSIS
TRICHOMONIASIS
EXTERNOS PIOLHOS
ACAROS
DIPTEROS (moscas)
CARRAÇAS



 TRICHOMONAS CURE
                                               (tratamento das tricomonas)

Indicações:
Tratamento da Tricomoniase e da Hexamitose em pombos-correios.

Composição:
Este composto, solúvel em água, combina de forma adequada num único produto dois produtos activos do mesmo grupo dos imidazoles o Dimitridazol e o Ronidazol.

Tratamento:
Deve-se tratar os pombos quando uma análise (esfregaço) à garganta apresentar resultado positivo (Tricomoniase) ou quando existem sinais de Tricomoniase (tecido húmido de cor amarelada na membrana mucosa da boca) na garganta ou estamos perante uma análise positiva indicando presença de Hexamitose (análise ao microscópio após colheita de amostra pela via de esfregaço na cloaca).

Dosagem:
1 Medida em 4 litros de água de beber.

Prevenção:
Quando os criadores não usam o Combinado para Desinfecção Total, então, dar tricomonas-cure 1 dia depois do voo. Para cura dar durante seis dias de preferência quando os pombos estiverem a chocar. Ver adiante “O sistema de campanha”.     

 Coccicure

                                                         (tratamento coccidiose)

Indicações:
Trata a coccidiose causada pela Eimeria spp em pombos-correios.

Dosagem:
1 Medida por 2 litros de água de beber durante 6 dias. Quando 20 pombos bebem mais do que 1 litro de bebida por dia, reduza ou aumente a dose proporcionalmente. Quando se administrar medicação na água de beber, deve oferecer-se a mesma quantidade de água que habitualmente é bebida durante um dia. Deve fazer-se bebida fresca em cada dia.

Composição:
É um produto solúvel em água que combina de modo adequado sulfamidas e amprolium. Esta combinação restaura o efeito contra a coccidiose.

Nota:
Para remover os oocistos (embrião da coccidiose), limpar o pombal cuidadosamente após tratamento. É necessário testar os dejectos durante 6 meses.
A coccidiose deve ser tratada apenas em caso de infecções moderadas ou graves, uma vez que a coccidiose não é um problema de maior nos pombos-correios. Em caso de infecções ligeiras, um pouco de higiene extra é suficiente. Depois do tratamento dar multivitaminas durante 2 dias. 

 Wormcure
                             
 ( tratamento dos vermes )
Indicações:
É um produto destinado ao tratamento dos vermes em pombos-correios designadamente vermes redondos, acarides e capillarias.

Composição:
É um produto solúvel em água à base de levamisole hidrocoloridrico.

Tratamento:
Quando se encontrarem vermes nos dejectos ou ovos dos vermes num teste ao microscópio. Não deve ser administrada a cura sem se verificarem essas condições. Não tratar com borrachos no ninho. Não usar durante a muda. Depois do tratamento dar multivitaminas durante 2 dias.

Dosagem:
1 Medida por 2 litros de água de beber.

Atenção:
Após o tratamento desinfectar o pombal cuidadosamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário